Os 10 Amplificadores valvulados mais famosos do mundo

Os 10 mais famosos amplificadores valvulados clássicos e as canções que os tornaram famosos


10. Fender Showman (Blonde Brownface)


Canção: Miserlou 
Artista: Dick Dale 

O som inconfundível da guitarra de surf foi criado por Dick Dale com a guitarra Fender stratocaster e um amplificador Fender Showman. Uma das peças mais importantes de seu som de assinatura era uma unidade de reverberação Fender (construída por Leo Fender e dada a Dick Dale como um protótipo) tocado em 2 falantes  x 15 polegadas JBL D1 30. Na abertura de baixo E da versão de Dick Dale de Miserlou nasce a guitarra surf, o surfmusic,  com o som  carregado de reverb, mudaria a história da música de guitarra instrumental.

Amplificador usado por Dick Dale





9. Marshall JTM 45 Combo (Series 2, Model #1962)


Canção: Hideaway 
Artista: Eric Clapton (The Bluesbreakers de John Mayall) 

Em meados dos anos 60 - depois que Eric Clapton deixou o Yardbirds - ele se juntou com o John Mayall Bluesbreakers. Dentro de um ano ganhou uma reputação enorme eo apelido "Slowhand". Os Bluesbreakers gravaram o álbum Beano em abril de 1966 e Clapton usou um Marshall Series 2 1962 JTM 45 combinado com valvulas KT 66 . Este amplificador, juntamente com a guitarra Les Paul criou um novo tipo de som que ninguém nunca tinha ouvido antes no blues. Alguns apelidaram isso de "mulher", e os guitarristas blueszeiros perseguem esse timbre há décadas.






8. Fender Deluxe Reverb


Canção: Sweet Dreams 
Artista: Roy Buchanan 

Roy Buchanan e sua legitima guitarra telecaster 50 abusaram de um amplificador  Fender Deluxe Reverb. Roy era conhecido por tocar em seu Fender Deluxe Reverb em volume maximo e posiciona-lo de frente para a parte de trás do palco para cortar o volume do palco. Roy deu a seus fãs uma nota gritando após a outra e alguns dos mais suaves blues que você já ouviu. Se houve um guitarrista que deu sangue, suor e lágrimas, esse era  Roy Roy Buchanan.






7. Fender Bassman (Blonde Brownface)


Canção: Rock This Town
Artista: Brian Setzer

Brian setzer é o rei quando se trata de rockabilly. Ele trouxe de volta o estilo dos anos 50 blues / jazz guitar em uma epoca que o new wave governava as frequencias. Uma das armas secretas em seu tom é um Roland RE-201 Space Echo entre sua guitarra Gretsch e dois amplificadores Fender Bassman loira. Essa configuração cria um grande eco back back que se tornou parte de seu tom de assinatura.






6. Fender Tweed Deluxe


Song: Como um furacão
Artista: Neil Young

Neil Young é o padrinho do grunge. Bandas como Pearl Jam e Nirvana prestam homenagem a Neil Young, tocando uma distorção pesada e microfonia em muitas de suas canções. Neil toca sua desgastada e bela  Les Paul preta, ligada a seu 1959 Tweed Deluxe em muitas de suas músicas clássicas ao vivo e no estúdio. Uma parte surpreendente do equipamento de Neil é o Whizzer. Para acessar os vários graus de overdrive e ganho do Deluxe, Young usa um dispositivo de comutação de controle de customizado conhecido simplesmente como "o Whizzer", que consiste em 2 partes: o pedal eo dispositivo de comutação mecânica que fisicamente Botões do amplificador. O Whizzer permite que Young controle um pedal no chão para comandar a unidade para torcer os controles de volume e tom do Deluxe para qualquer um de um número determinado de posições predefinidas. Isso permite que o Neil execute um tom puro: guitar-cord-amp. Nenhum reforço, overdrive, ou distorção de pedais são necessários para atingir o seu clássico timbre acido, apenas o 50 Fender Tweed Deluxe eo Whizzer.





5. VOX AC30


Canção: Bad
Arist: The Edge (U2)

The Edge é um dos meus guitarristas favoritos de todos os tempos. Ele criou um som de assinatura no início de sua carreira com um Fender Stratocaster, pedal Electro Harmonix Memory Man e um VOX AC30 em álbuns como WAR e The Unforgettable Fire . Esta combinação vencedora serviu-lhe bem desde os primeiros dias todo o caminho através de registros recentes e trabalho ao vivo. O Edge cria manipulações complexas de eco, juntamente com o carrilhão arejado do Vox AC30. The Edge usou um enorme catálogo de guitarras e multi FX unidades ao longo dos anos, mas o AC30 manteve-se independentemente das outras mudanças. Estes detalhes  combinados com suas melodias brilhantes fazem do U2  timbres únicos, reconhecidos com apenas uma nota da guitarra. poquissimos guitarristas na história criaram um som de assinatura tão poderoso e reconhecível como The Edge.






4. Supro Thunderbolt


Canção: Communication Breakdown
Artista: Jimmy Page (Led Zeppelin)

Tem havido muita especulação ao longo dos anos com relação aos amplificadores que Jimmy Page usado no estúdio durante o lançamento do single Led Zeppelin . Jimmy não confirmará nem negará quais amplificadores foram usados ​​no estúdio, e não há fotos conhecidas nos arquivos para colaborar com o mito. Mas ... com base nos tons ouvidos no disco, é perfeitamente possível que o Supro Thunderbolt tenha sido usado. Assim, de acordo com o ethos mítico de Led Zeppelin, eu adicionei-lo para a mistura.






Agora, apenas para aumentar o mistério, aqui está o amplificador Supro que Jimmy Page deu para o Rock and Roll Hall of Fame. Na verdade, é um Supro 1690T Coronado, mas os recursos do amplificador não correspondem aos detalhes que Jimmy forneceu anteriormente quando questionado sobre o amplificador Supro usado no Led Zeppelin . E o mistério continua ...



3. Marshall Bass 50w #1986 (Head)

Canção: Statesboro Blues
Artista: Duane Allman (Allman Brothers Band)

Qualquer um que ama a guitarra elétrica não pode negar o impacto Duanne Allman teve sobre o legado de blues slide guitarra. Suas linhas líquidas e tom fluido parecem saltar do braço de sua Gibson Les Paul sem esforço. Usou um equipamento simples de duas cabeças de Marshall de 50 watts em duas táxis de 4 x 12 polegadas. Seu timbre no lendário Allman Brothers gravando ao vivo no Filmore East é um destino para quem quer capturar o tom de blues final. Ninguém interpreta o que Duane fez. Se você não possui uma cópia deste registro, eu recomendo que você vá para a loja de discos e pegá-lo imediatamente porque você está perdendo um som lendário e desempenho.






2. Dumble Overdrive Special


Canção: Josie
Artista: Larry Carlton (Steely Dan)

Durante os anos 70 e 80, o Sr. 335 gravou mais de 500 faixas por ano como guitarrista em suas próprias gravações. Ele é definitivamente um dos reis da guitarra de Los Angeles. Armado com sua c '68 Gibson ES-335 e dois amplificadores Dumble Overdrive Special, sua linha de guitarra de fusão de jazz monstro é inconfundível e pode ser ouvido por toda a música popular. O 6o lançamento de Steely Dan, influênciou enorme o jazz com seu registro mais pesado da guitarra até agora. Principalmente os licks e timbres do Larry Carlton. Aja é um dos melhores e mais populares discos de Steely Dan com certeza. O Sr. 335 obviamente ajudou a empurrar esse recorde para o topo.






1. Marshall Super Lead #1959 (12,000 Series Metal Panel Plexi 100-Watt)


Canção: Running With The Devil
Artista: Eddie Van Halen

Com o lançamento de Van Halen I em 1978, o mundo do rock foi mudado para sempre. Edward Van Halen bateu na cena com um novo som de guitarra que era tão rápido e furioso que ninguém jamais ouviu nada parecido antes. Eddie era uma pessoa dotipo faça você mesmo, sempre garimpando timbres ao seu redor como modeladores  de guitarra fora de fabricação, pedais diferentes, efeitos artesanais e maneiras diferentes de conduzir e saturar seu amplificador de Marshall. Reza a lenda que EVH, levou décadas para criar alguns de seus timbres de guitarra. Ele mesmo modificou seus amplificadores valvulados, para empurrar mais energia para as valvulas, acrescentou variacs AC para aumentar ou diminuir a tensão de entrada do amplificador e grandes potencias despejadas sobre o alto-falante gerou inúmeros artigos e argumentos em fóruns sobre como o lendário EVH criou seu som. Detalhes foram esboçados na época mas nenhuma prova sólida do que foi usado de EVH usou em seu arsenal, continua alimentando a chama dessa discussão que não tem fim sobre seu timbre . E até hoje o Santo Graal do timbre de Van Halen fazem guitarristas espumarem a boca. Mas você e eu conhecemos a única verdade: o timbre é de 95% produzido pelas  mãos do lendário Eddie, a ainda soma-se a isso as notas que ele tocou com o timbre que ele desenhou.




fonte: http://www.myrareguitars.com/10-classic-guitar-amps


Comentários