Timbre valvula 6L6

 

texto original Paulo Ivo Pivo
História da Válvula 6L6 e seu timbre
A 6L6 foi introduzido na década de 1930 e fabricado nos Estados Unidos. Anteriormente, foi usado principalmente em rádios, com um envelope de metal para evitar quebras. As revisões do 6L6 original, como envelopes de vidro e o aumento do controle de energia, renderam novas designações, como 6L6G, 6L6GA, 6L6GB e, finalmente, o 6L6GC (introduzido no final da década de 1950). Devido ao seu desempenho e eficiência de potência superiores às versões 6L6 anteriores, os fabricantes de tubos modernos fabricam apenas o 6L6GC. Como resultado, a maioria dos guitarristas e alguns fabricantes simplesmente se referem ao 6L6GC como "6L6". Se você planeja comprar um novo-estoque (NOS) 6L6GC, tenha cuidado para não solicitar o tubo de metal original 6L6 - o que irá provavelmente parecer ruim e não poderá tirar o calor do seu amplificador de guitarra.
O 6L6GC é comumente associado ao clássico rock 'n' roll americano e ao som dos amplificadores Fender vintage. Foi a válvula escolhida pela Fender nos anos 60 para amplificadores de maior potência, como Bassman, Showman e Twin Reverb. Para uma ótima demonstração do som 6L6GC ouça Dick Dale e a performance de "Miserlou" de Del-Tones em 1963.  Os graves tem som gordo, punch e forte. Os médios são apertados, articulados e quentes, acentuados por harmônicos de topo. O 6L6GC não se separa facilmente - e quando o faz, o som de overdrive é grosso e apertado.
Os KT66 e 5881 também podem ser substituídos por 6L6GC. Desenvolvido no final da década de 1930 como o rival da Grã-Bretanha para o americano 6L6, o KT66 foi usado em muitos amplificadores Marshall desde o início até o meio da década de 1960. A maioria acredita que Eric Clapton gravou "Hideaway" com os Bluesbreakers de John Mayall em 1966 usando um Marshall JTM45 com KT66s. Clapton encontrou seu som durante esta era, usando um captador de ponte de Les Paul, maximizando o volume da guitarra e o volume baixo no amplificador para um som de overdrive , com muita mordida e sustentação. Experimente um KT66 no lugar do 6L6GC para um som ligeiramente mais limpo.
O 5881 é anterior ao 6L6GC. Foi introduzido no início da década de 1950 como uma versão menor e mais robusta do 6L6G para uso militar. O 5881 foi usado no famoso tweed Bassman Fender, cujo circuito foi copiado para os primeiros amplificadores Marshall. (Estes são provavelmente os tubos que Buddy Holly teve em seu Bassman.) Experimente o 5881 no lugar de um 6L6GC para reduzir a resposta de freqüência de baixo custo e obter uma separação mais fácil em overdrive.

Comentários