Timbre Britânico vs Americano

Timbre Americano e Britânico

Sem dúvida os amplificadores mais famosos do mundo são os pertencentes a marca Marshall, fica na memória pilhas de caixas Marshall nos palcos dos astros do rock. O ícone dos amplificadores valvulados emplacou com Jimmi Hendrix, talvez o maior guitarrista da história, que usava pilhas de Marshall em seus shows, apesar de gravar em amplificadores Fender em estúdio.
A história da marca começa em 1960, o baterista Jim Marshall abre uma loja de instrumentos no Reino Unido, vendendo kits de bateria, e amplificadores Fender importados dos Estados Unidos, os músicos procuravam guitarras Gibson 335s, Fender Strato, a amplificadores Fender Tremolux, que eram caros, e a procura por amplificadores cresce e a encomenda dos amplificadores demoravam chegar, deixando uma lacuna no mercado de amplificadores, que eram parcialmente preenchida por marcas caseiras britânicas, feitas a mão como, Dominator, o Bird Golden Eagle, e Vox AC30.
Ken Bran, reparador da loja de Jim Marshall, deu a sugestão de montar amplificadores para baratear custos e suprir a demanda. Os primeiros amplificadores Marshall, os JTM-45 Plexiglass eram uma cópia, com poucas modificações dos amplificadores Bassman 5F6-A Fender.
Os amplificadores Fender Bassman usam válvulas 5881 e 6L6 americanas, no amplificador de potência e a válvula 12AY7 no pré amplificador. Já os amplificadores Marshall usavam nas válvulas de pré as 12AX7 (maior ganho) e as válvulas de saída EL34 britânicas, mais baratas.

Essas modificações, talvez por disponibilidade de componentes para a montagem dos amplificadores, criaram o “Timbre Britânico”, os músicos ainda descobriram que se fizesse um jumper entre certas entradas do amplificador Marshall, era possível cascatear os canais normal e brilhante, aumentando ainda mais o ganho, os projetistas de Jim Marshall incluíram a modificação no modelo JCM800, que passou a ter um canal Lead e um Normal. Normalmente considera-se o timbre americano Fender, mais “limpo”, com mais “headroom”(espaço para a dinâmica da música crescer), timbre preferido por músicos do blues, jazz e country, enquanto que o timbre britânico Marshall tem mais “overdrive” preferido pelos músicos dos hard rock e metal. O que de fato é meia verdade, tanto a Fender quanto a Marshall, e outras marcas, possuem amplificadores valvulados dos mais variados timbres, mas este foi o mito criado do timbre britânico vs timbre americano. 

Comentários